engos
(usa openSUSE)
Enviado em 26/08/2008 - 12:42h
Quando trabalhei com SUSE 10 havia uma grande diferença e acredito que ela ainda seja mantinda, por isso vou deixar um resumo de minha experiência com relação ao que você questionou.
A SUSE tem alguns programas que ajudam a configurar tudo de forma que qualquer administrador ou usuário mais dedicado consiga montar os servidores e estações de trabalho de forma simples e sem complicação.
Tudo bem que é possível fazer isso "na mão", mas se você for comparar o tempo que você perde para fazer um servidor de impressão, com autenticação LDAP, controles, relatórios etc, ou qualquer outro um pouco mais trabalhoso, é muito mais simples de ser feito pela SUSE, isso sem contar que você não ficaria na mão se amanhã ou depois a pessoa que montou sair da empresa, pois qualquer pessoa pode substitui-la sem a necessidade de ser um expert em Linux.
O mesmo para estações de trabalho, é muito mais simples configurar uma estação de trabalho na SUSE do que na openSUSE.
Isso sem contar que na SUSE eles "turbinam", adicionando alguns diferenciais com relação a ambientes virtuais, rede, utilização de memória, CPU...
Em outras palavras, a SUSE é muito melhor que openSUSE.
Quando usar uma ou outra? Bem, se você for usar numa empresa muito pequena, ou em casa, então vai de openSUSE e faça tudo na mão mesmo, mas caso contrário use sempre SUSE, não é tão caro, tem um atendimento muito bom e a distro vai lhe poupar várias dores de cabeça, economizar tempo e vai ter um desempenho melhor.